quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jogos de navinha

Vamo joga o jogo de navinha !
Ai minha infância, como meu vocabulário era rico e técnico para definir uma ampla gama e variedade de estilo de jogos! aiai !

Eram definidos por jogo de tiro, jogo de nave, jogo de carta, jogo de carrinho ou corrida. Fazendo um resumo do jogo e definindo em um só gênero.
Mas esses tais jogos ne navinhas muito comuns antigamente, principalmente nos arcades, você devem se lembrar como After Burn ou Sonic Wings ou ainda o Gradius, fazem parte deste grande genero Shoot 'em up, traduzindo seria algo como "atire e melhore" pois a grande maioria era somente isso que dava pra fazer, atirar no maximo de inimigos que passavam por você e melhorar seus armamentos.
Tudo teve inicio com Space War que eram duas naves no espaço, uma tendo que atirar na outra, os movimentos básicos eram girar a nave e ir para frente alem de atirar claro e o jogo tinha um centro de gravidade que seria o sol .
Apos esse primeiro jogo do gênero teve o mundialmente e super popular Space Invader onde foi um fenômeno tão grande que esgotou moedas no japão. Foi o jogo que deixou popular o gênero de shooter no mundo, apresentava pontuação e a dificuldade era elevada conforme se passavam os níveis.

Os Shoot 'em ups são divididos particularmente por ponto de vista e movimento:
"shooters fixo" consistem em níveis que cada ajuste em uma única tela. O movimento do protagonista é fixado a um único eixo de movimento, e ao ataque numa única direção.

"shooters em trilho" limita o jogador a mover-se ao pela tela, enquanto o jogo segue uma rota específica, apresentam o ponto de vista na tela, com o qual a ação é vista por trás do personagem. O termo também tem sido aplicada a first-person shooters lineares, como Call of Duty nos últimos anos.

"shooters de tubo" caracteriza uma nave voando através de um tubo abstrato.

"Shooters de rolagem" incluem jogos de rolagem verticais ou horizontais. Em uma rolagem vertical shoot 'em up tem a vantagem de permitir que os padrões complexos de inimigos, bem como permitir ilustrações simples mesmo para funcionar de forma convincente. Scrollers verticais são mais adequados para máquinas de arcade. O outro tipo principal de scrolling shooter é o horizontal shooter na qual a ação é vista lateral. Um pequeno número, apresentam um ponto isométrico de vista, outras dispensar a rolagem por completo, em vez disso usam um dispositivo "flip-tela" que é quando um jogador atinge a borda da tela, toda uma nova cena aparece ao mesmo tempo.

 
"Inferno de balas" (Bullet Hell) é um shoot 'em up em que toda a tela é muitas vezes quase completamente cheio de balas inimigas. Esse tipo também é conhecido como "cortina de fogo ". Este estilo de jogo teve origem em meados da década de 1990, e é um desdobramento de atiradores de rolagem.


"Cute 'em ups" apresentam gráficos coloridos retratando ajustes surreais dos inimigos, podem empregar personagens com conteúdo sexual e insinuações.


"run 'n' gun" descreve um shoot 'em up em que o protagonista luta em pé, talvez com a capacidade de saltar. Correndo com armas pode usar a rolagem lateral, a rolagem vertical ou outros pontos de vista. 


Esse é um dos gêneros que eu mais gosto de jogar! As horas passam sem que você note.
Bom, é isso ai ! até a próxima.

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